faringiteO que é Faringite?

Faringite, ou dor de garganta, é desconforto, dor ou coceira na garganta. Ela normalmente faz com que seja doloroso engolir.

Causas
A faringite é causada por inchaço (inflamação) da faringe, que é a parte posterior da garganta, entre as amígdalas e a laringe.

A maior parte das dores de garganta é causada por uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Algumas viroses pode provocar tipos específicos de dor de garganta, como infecção por Coxsackie ou mononucleose.

As bactérias que podem causar faringite incluem os estreptococos grupo A, que leva à faringite estreptocócica em alguns casos.

Outras bactérias menos comuns que causam dores de garganta são: corynebacterium, gonorreia e clamídia.

A maioria dos casos de faringite acontece nos meses mais frios. A doença frequentemente se dissemina entre os membros da família.

O médico fará um exame físico e observará a garganta.

Um exame rápido ou cultura da garganta poderão ser feitos para descartar a faringite estreptocócica. Outros exames de laboratório podem ser feitos, dependendo da causa suspeita.

Sintomas de Faringite

O principal sintoma é a dor de garganta.

Outros sintomas possíveis da faringite são:

• Febre
  • Cefaleia
  • Dor muscular e nas articulações
  • Erupções cutâneas
  • Linfonodos inchados no pescoço

Tratamento de Faringite

A maior parte das dores de garganta é causada por vírus. Os antibióticos não ajudam. Usá-los para tratar infecções virais ajuda a fortalecer as bactérias e torná-las resistentes aos antibióticos.

As dores de garganta somente devem ser tratadas com antibiótico se o exame para estreptococo der positivo. O estreptococo não pode ser diagnosticado precisamente por sintomas ou simplesmente pelo exame físico.

As seguintes dicas podem ajudar a aliviar a dor de garganta:

Beba líquidos quentes, como chá com limão ou mel.
Faça gargarejos várias vezes ao dia com água morna e sal (1/2 colher de chá em uma xícara de água).

Tratamento da Faringite
Entre em contato e agende sua consulta

R. Conde de Bonfim 344 bloco 1 - sala 808, Tijuca – Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2264-1095