phone-icon10   (21) 2264-1095

idososAcabo de chegar de um curso de Pós Graduação em Gerontologia e Geriatria da Universidade de Coimbra, realizado no Hospital da própria Universidade.

A Gerontologia está se desenvolvendo cada vez mais no cenário cientifico internacional, por ser uma visão bem definida do preparo da velhice saudável.

Sim, por que envelhecer não significa obrigatoriamente adoecer!

Sabemos atualmente, que o processo de envelhecimento pode ser bastante saudável, desde que tenhamos atitudes saudáveis, de acordo com as necessidades de equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Essa tríade, define, se bem conduzida um modo de viver em que se busca mais qualidade de vida, cuidados especiais com a qualidade da alimentação, (deve ser pobre em sal, em açucares e gorduras) com as atividades físicas necessárias e de acordo com cada faixa etária, sempre supervisionada por um profissional especialista, de preferência um fisioterapeuta, pois a idade traz junto as artroses, os processos degenerativos osteoarticulares, osteopenia ou osteoporose, enfraquecimento da musculatura por falta de exercícios regulares, enfim, algumas situações que podem ser modificadas para melhor e ate prevenidas, se for feito um acompanhamento PREVENTIVO DO ENVELHECIMENTO.

E como podemos fazer isso? E quando?

Quando? - o mais cedo possível!

Como? - procurando um médico clínico geral e/ou gerontólogo para acompanhar com exames regulares as funções orgânicas, mentais e emocionais. Sabemos que as emoções interferem muito na saúde e com a idade, a auto estima tende a decrescer, pois as pessoas sentem que os filhos crescem, saem de casa, vem também a aposentadoria, o que por vezes representa queda do poder aquisitivo, sobra tempo livre e falta disposição para ocupá-lo com atividades saudáveis, enfim, é uma época em que precisamos cuidar muito bem da vida.

Ir ao medico com regularidade, fazer seus preventivos em todas as áreas médicas, cardiologia, oftalmologia (prevenção de Glaucoma, Catarata, etc...) ir também ao proctologista, (fazer a cada 3 anos colonoscopia para prevenção de câncer de intestino, que se diagnosticado a tempo, pode ser completamente curado ), exames como Mamografia, densitometria óssea, analise laboratorial do sangue com dosagem dos sais minerais e das vitaminas (principalmente as vitaminas D, que hoje em dia está bem abaixo do limite mínimo em varias pessoas, incluindo crianças e jovens e vitamina B12, especialmente para quem pratica alimentação vegetariana, ácido fólico, etc.....

Uma boa avaliação neurológica também é aconselhável, pois precisamos prevenir e tratar a falta de memória, que se faz presente nesse tempo da vida, que pode ser muito produtivo e feliz, basta ser respeitado como um tempo em que nossos olhares precisam se voltar um pouco mais para a própria vida, e um olhar que deve ser bastante carinhoso e cuidadoso para que possamos ser idosos felizes, cooperativos, ativos, interagindo com a família de forma positiva.

Receita emocional: perdoar as magoas, pois guardá-las, ADOECE!!!

Então, terapia do perdão! Na mala a ser carregada nessa fase da caminhada, só o bem, a paz, o amor em cada uma das suas manifestações, a FÉ em DEUS, a esperança renovada a cada dia, passando para aqueles que vem depois de nós, uma mensagem de otimismo.

Ser feliz é tudo que se quer, então, faça por onde ser!!!

Alegria é contagiante, assim como tristeza e depressão, também se espalham, então, se podemos escolher, que seja o lado positivo da vida, o BEM, o BOM (em cada área da vida), o MELHOR para cada dia. A melhor alimentação, o melhor exercício, o melhor sentimento, a melhor palavra, o melhor olhar, enfim, o melhor de tudo.

Para cada um de vocês que estão lendo esse artigo , eu deixo o melhor de mim como profissional e como ser humano .

O meu melhor abraço para cada um!

Dra. Sandra Alves